Dormir bem é sinônimo de qualidade de vida. Quando dormimos pouco ou mal, nos sentimos mais cansados, irritados e menos produtivos ao longo do dia. E quem tem filhos sabe muito bem como uma boa noite de sono faz falta na vida da gente.
Uma pesquisa recente da Universidade de British Columbia, no Canadá, mostrou que a privação de sono pode afetar diretamente o humor dos pais, podendo até mesmo leva-los à depressão.
Mas calma, pra tudo tem uma solução!
Crianças precisam de alguns cuidados especiais para dormirem bem. Por exemplo, não deixar o filho usar o computador, celular ou tablete antes de deitar já que as luzes dos aparelhos estimulam nosso cérebro e não nos deixam relaxar, AHN, isso vale para os pais também, tá? Nada adianta seu filho dormir a noite toda se você não consegue porque cultiva hábitos ruins, o que vale para um também vale pro outro. Em vez de eletrônicos, leia para seu filho antes de dormir. Além de estimular um hábito saudável, você ainda consegue criar um momento único com ele.
Comer muito antes de dormir pode causar pesadelos. Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em “estado de alerta”, no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo diário do nosso organismo. Evitar comer doces (incluindo refrigerantes) também é uma dica útil, já que eles também são estimulantes e podem cortar o sono.
O ideal é criar uma rotina para a família: Fazer refeições leves no jantar, com horário fixo para comer, tomar banho e ir pra cama.
Mas não adianta fazer tudo isso se você também não cultivar esses hábitos, viu?
Para quem tem filho muito pequeno ou que acordam muito ao longo da noite, a dica é: Prefira sua saúde do que os afazeres. Claro que não dá para ficar deixando todo o trabalho para depois, mas aquela louça na pia pode esperar mais um pouco, aquela roupa na máquina pode esperar uns minutinhos para ser estendida.
Sabemos que normalmente você tem mil coisas para fazer ou simplesmente quer curtir um tempo com o(a) companheiro(a), por exemplo. Isso também é importante, mas se o cansaço falar mais alto, não sinta culpa e vá dormir!
Para quem trabalha fora e não pode ficar dormindo ao longo do dia, tente fazer algo relaxante, desocupe a mente – a hora de dormir não é para ficar pensando em todos os problemas do dia.
Por fim, divida as tarefas. Não tenha medo de pedir ajuda, o que não dá é você se sentir sobrecarregado(a) e exausto por não conseguir dormir direito.
Sono também é saúde!
Até a próxima <3
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]