Quando o assunto é educação das crianças não existe uma parte mais importante do que a outra, tanto a escola quanto os pais são peças fundamentais na construção e desenvolvimento do ensino. Isso porque, mesmo em suas funções distintas, ambos possuem um interesse em comum: o bom desenvolvimento das crianças.
Pais e escola devem formar uma equipe que trabalha em conjunto, tendo como base a colaboração e compartilhamento de ideias e experiências. Os pais precisam estar cientes do que acontece com os seus filhos dentro dos muros da escola. E a escola por sua vez deve mostrar-se disponível e acessível em relação ao desenvolvimento de seus alunos, mesmo depois do período de aulas. A comunicação constante entre família e instituição é algo que não pode ser deixado de lado.
Papel da escola
A escola é um lugar de socialização e aprendizado. Um espaço que possibilita às crianças e adolescentes participarem de projetos e escolhas que irão contribuir para o seu futuro e para o crescimento como cidadãos. Através da escola as crianças começam a entender o seu papel na sociedade e enxergam a si mesmas dentro de uma comunidade. Enxergando as formas de interagir e aprender, junto aos seus colegas e professores.
Além disso, a escola também contribui na formação acadêmica e não apenas social. Através das aulas e conteúdos as crianças são inseridas em informações e temas até então desconhecidos. Elas passam a entender melhor o funcionamento do mundo, as ciências, nossa linguagem e manifestações culturais.
A escola é responsável por ajudar o seu filho a construir saberes técnicos, além de ajudá-lo na socialização e reconhecimento do seu papel na comunidade.
É preciso ressaltar que o papel da escola não é apenas acadêmico, como também social. O ideal é que a escola saiba equilibrar essas duas responsabilidades. Educando seus alunos de modo que eles estejam preparados para enfrentar os desafios da vida. Tornando-os com capacitados competitivamente para entrar em boas faculdades ou outros cursos, como também tornando-os cidadãos conscientes de suas responsabilidades.
Papel dos pais
A família é a base de tudo. É no lar onde as crianças são moldadas, onde aprendem valores e recebem os ensinamentos mais duradouros. Assim sendo, a influência do ambiente familiar é grande em relação à aprendizagem acadêmica. Por isso, que é perigoso delegar somente à escola a atribuição da educação das crianças.
A família é o princípio de tudo. Na família as crianças são educadas para a vida, através do envolvimento e exemplo dos pais.
Muitos autores defendem o termo “pais educadores”, onde a ação da família como um todo é parte também da educação. Para exemplificar, podemos usar a questão do comportamento dos próprios pais. Resumidamente isso significa que a forma como os pais reagem ou não, a forma como eles se comportam no dia a dia, ensina à criança as consequências de seus comportamentos.
Escola e Família
Ignorar a influência do ambiente familiar sobre a aprendizagem acadêmica é um erro. A qualidade do ensino, bem como as competências cognitivas das crianças possuem uma grande influência do apoio e incentivo familiar.
A escola dá bases para o aprendizado, já as famílias são o sustento da educação e a formação moral das crianças.
No entanto, é perigoso ignorar as limitações ou pontos fracos da escola. Pais que não participam do aprendizado e que não se envolvem na vida acadêmica dos seus filhos acabam limitando a eficácia das escolas em melhorar a aprendizagem das crianças. A educação é uma estrada que deve ser trilhada em parceria entre a escola e os pais. É de extrema importância que esse relacionamento seja saudável.
Os alunos terão maior desempenho acadêmico quando os pais e professores compreenderem a necessidade de um contato constante. É necessário que pais e educadores conversem e troquem experiências sobre os hábitos de aprendizagem, atitudes e progresso acadêmico das crianças.
A comunicação entre a escola e a família é mais efetiva quando flui em ambas as direções. As escolas deveriam estabelecer a distinção entre esforços que se realizam para informar os pais e os esforços que se fazem para permitir a ocorrência de oportunidades de comunicação com os pais. Como também os pais deviam entender o seu papel na educação e buscar maneiras de envolver-se mais com a escola.
Conta para gente, como é a sua relação com a escola dos seus filhos?