O primeiro ano escolar é uma fase muito importante e desafiadora para as crianças. Por isso, é importante que a família esteja presente nesse período. Tornando a adaptação escolar em um momento tranquilo e de aprendizado. Ao invés de uma experiência traumática.
Mudanças nunca são fáceis. Novos espaços, novas pessoas, novas regras e novas rotinas sempre causam um estranhamento inicial. É normal surgirem alguns sentimentos nas crianças, como a insegurança, medo e incertezas. No entanto, é papel dos pais e dos educadores ajudarem os pequenos a desenvolverem a resiliência. Mostrando que o ambiente escolar pode ser agradável e acolhedor. Desenvolvendo, assim, uma nova rotina que irá prevalecer por alguns anos na vida das crianças.
Mas como ajudar o seu filho durante a adaptação? Você está com essa dúvida.? Não se preocupe, nós temos algumas dicas que irão te ajudar e poupar um bocado de estresse.
1. Prepare o seu filho para o grande dia
Antes do primeiro dia de aula prepare o seu filho com antecedência. Dependendo da sensibilidade da criança é necessário algumas semanas e até mesmo meses de preparo. Lembre-se que tudo é uma questão de diálogo e acompanhamento. Não pense que por a criança ser pequena que ela não irá entender uma conversa sobre o assunto.
Então seja franco, explique a situação, diga as razões de ele ir para a escola e mantenha sempre um espírito positivo.
2. Envolva a criança com a ideia da escola
A adaptação começa antes, como já dissemos no item acima, mas ao invés de apenas ter uma conversa que tal envolver o seu filho no processo de preparo? Por exemplo, diga ao seu filho que ele está crescendo e que precisa conhecer outras crianças para ganhar mais amiguinhos. Leve-o para comprar o material escolar, essa atividade costuma estimular a criança de uma maneira positiva.
Mostre, antes do grande dia, que a escola é um lugar especial e muito legal. Que lá ele estará seguro e irá se divertir.
3. Mantenha um relacionamento com a equipe da escola
A adaptação da criança ao ambiente escolar requer esforços de ambas as partes, tanto da família quanto da equipe docente. Portanto mantenha um relacionamento saudável com os professores, diretor ou coordenador.
Não basta deixar o seu filho na porta da escola e ir busca-lo após o período escolar. Para que a adaptação seja saudável é preciso estar a par do que acontece dentro da sala de aula. Por isso busque encontrar, junto com os professores, maneiras de ajudar e motivar o seu filho nessa nova fase.
4. Deixe que a escola faça o seu papel
Ao mesmo tempo que é importante que você se envolva com a escola é necessário saber os seus próprios limites. Não atravesse a rotina escolar de acordo com as suas necessidades ou preferências. Nem sempre é fácil abrir mão dos cuidados do seu filho, mas é preciso confiar no trabalho e plano da escola e relaxar um pouco.
A familiarização com os educadores é fundamental para que cada criança crie confiança e afinidade com eles. É muito importante que o seu filho se sinta à vontade com os professores a ponto que ele perceba que quando estiver na escola, suas solicitações e necessidades devem ser atendidas pelos educadores.
É preciso permitir que a criança crie independência e perceba que os professores são pessoas de confiança. E que ela possui alguém com quem contar, além do papai e da mamãe.
5. Começar uma nova rotina
Ao ingressar na escola o dia a dia da criança muda em diversos âmbitos. Novos horários, novas regras, novas pessoas e tarefas. Então é necessário fazer alguns ajustes para que ela se adapte de forma tranquila e sem estresse. Pode ser que isso leve algum tempo, no entanto essa adaptação é necessária. Lembre-se de tentar amenizar as mudanças. Mas seja firme, é preciso que a criança entenda que as mudanças acontecem, mas que ela pode aprender com elas.
6. Converse sobre a escola em casa
Os pais devem e podem conversar com os filhos sobre a escola. Pergunte sobre o dia, o que ele aprendeu, com quais amigos conversou e principalmente, como ele está se sentindo. Conversar sobre o que foi vivido em classe pode ajudar o seu filho a absorver as situações e sentimentos.
No entanto é preciso lembrar que nem sempre as crianças conseguem expressar todos os sentimentos em palavras. Aí que entra o seu papel como pai. É preciso ter o dobro de sensibilidade para interpretar ações e comportamentos. A adaptação continua mesmo fora da escola.
7. Saiba equilibrar a compreensão com a firmeza
A fase de adaptação é um momento em que a criança fica mais sensível e suscetível a tudo que acontece à sua volta. E isso muda o comportamento dela. A mudança traz um certo nível de medo, insegurança, frustração e irritação. Ensinar o seu filho a lidar com essas emoções é uma etapa importante da adaptação. Não tente poupar o seu filho ou blindá-lo. Esse comportamento só o deixará mais frágil. Reforce a importância da escola se caso surja birra ou choro na hora de estudar.
Essas são apenas algumas dicas para ajudar no processo de adaptação. Sabemos que o momento da separação não é fácil, seu filho precisará de muito carinho e paciência. E você também precisa estar preparado para enfrentar essa situação. Nem sempre os pais estão prontos para deixar os seus filhos em um ambiente diferente ao do lar. Decerto esse é um momento delicado para ambas as partes. Por isso, se houver necessidade não deixe de buscar auxilio com o corpo docente da escola.
Professores, diretor e coordenadores podem te ajudar nessa jornada e juntos vocês irão encontrar maneiras de enfrentar a adaptação escolar de uma forma mais amena e saudável.
Esperamos que você tenha sucesso nessa empreitada e fique tranquila(o), vai dar tudo certo! O seu pequeno vai conseguir enfrentar esse novo desafio.