Algumas pessoas desenvolvem o hábito de leitura desde cedo, chegando à adolescência com esse gosto pela leitura bem enraizado. No entanto é muito comum ver adolescentes que não possuem lá uma grande apreciação pelos livros. O que é uma grande pena, já que a leitura é uma das maiores aliadas no desenvolvimento educacional, social e até mesmo psicológico.
De acordo com um artigo publicado no portal Terra (Link do artigo) o neurocientista cognitivo Stanislas Dehaene, diretor da Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Inserm-CEA, na França, e seus parceiros de diversos países, inclusive o Brasil. Usaram exames de ressonância magnética funcional para avaliar o cérebro de 63 adultos, entre eles 10 analfabetos, 22 que aprenderam a ler na maioridade e 31 que foram alfabetizados durante a infância.
A pesquisa descobriu que o cérebro dos adultos que podiam ler apresentava mais respostas dinâmicas, não só nas áreas do córtex destinadas à leitura, mas também em regiões cerebrais que processam informações visuais e em áreas relacionadas às informações faladas. O estudo confirmou que aqueles que leem possuem cérebros mais ativos.
Além dos benefícios cerebrais a leitura:
• Aumenta a empatia
• Fortalece a criatividade
• Diminui os riscos de desenvolver Alzheimer ou demência após a vida adulta
• Reduz preconceitos
• Reduz o nível de estresse
• É uma forma de terapia
Muito bom, não é mesmo? Mas e agora, como desenvolver o gosto quando os seus filhos já estão na fase da adolescência? Bem, como em qualquer outro hábito a leitura leva certo tempo e um bom nível de dedicação e persistência. O seu papel como mãe ou pai, é incentivar e animar o seu filho nessa fase de adaptação. Veja algumas dicas que vão te ajudar:
1) Seja um exemplo
Nossos filhos aprendem muito através da observação das nossas atitudes. Se você já é um leitor o seu filho terá mais facilidade de também inserir os livros nas atividades diárias. Do contrário, se você não é um leitor regular, que tal você sair da sua zona de conforto? Comece a incentivar o seu filho conversando com ele sobre o que você leu, conte o que aprendeu e mostre que ler é uma forma de lazer.
2) Não transforme a leitura em um castigo
A adolescência é uma fase sensível na vida de qualquer pessoa. Grandes mudanças estão acontecendo dentro e fora do seu filho. O corpo está mudando e os sentimentos também. Ele está ganhando autonomia e criando opinião pessoal, mas ainda precisa do seu apoio. Portanto não transforme o hábito de leitura em algo enfadonho ou estressante.
Lembre-se de não colocar pressão desnecessária. Uma boa conversa é sempre melhor do que perder a paciência. O segredo está em envolver o seu filho no mundo dos livros.
3) Deixe o seu filho escolher o que ele quer ler
A adolescência é um período de auto afirmação e de descobertas. É muito importante deixar que o seu filho encontre a sua identidade em diversos âmbitos da vida, inclusive no universo literário.
Por mais que seja importante aconselha-lo nas suas escolhas, não invada o espaço dele a ponto de você tomar as decisões por ele. Deixe-o descobrir qual autor e estilo de livro o agrada mais. Se houver divergências, se caso você notar que a leitura não é boa, converse com ele. No entanto permita que ele faça as escolhas pessoais.
4) Experimente formatos diferentes de leitura
Pode ser que o seu filho não tenha paciência para ler um livro longo ou com muitas palavras. Muitas vezes a paixão pela leitura acontece de forma diferente, através de gibis, revistas, livros ilustrados e outros formatos de literatura.
Por isso, tente diversificar as opções para que o seu filho se sinta confortável para provar um pouco de tudo no universo literário.
5) Fique de olho na tecnologia
O uso de aparelhos eletrônicos, principalmente o celular, podem prejudicar na hora de o seu filho dedicar um tempo aos livros. Como a leitura requer concentração e foco, o celular pode ser um grande vilão. Então, proponha ao seu filho um período do dia para ficar desconectado das redes sociais e da internet.
Inclusive, esse pode ser um momento muito propício para passar mais tempo com ele. Que tal vocês lerem um livro juntos?
6) Facilite o acesso aos livros
Os livros fazem parte da rotina de um bom leitor, eles estão presentes no cotidiano. Por isso é importante oferecer ao seu filho um espaço de fácil acesso aos livros. Onde ele possa ler qualquer material que ele tenha interesse, seja uma biblioteca, centros culturais, livraria ou uma estante em casa. O importante é que ele saiba onde buscar e encontrar os livros.
7) Eventos literários
Leve o seu livro para eventos literários, como por exemplo a Bienal do Livro. Esses lugares reúnem milhares de leitores e palestrantes interessantes. Inserir o seu filho nesse ambiente poderá desenvolver o apreço pela leitura, quando ele notar que existem tantas pessoas que curtem os livros. Ele se sentirá parte de algo, de um grupo.
Esperamos que com essas dicas fique mais fácil de incentivar o seu filho a ler mais e encontrar no mundo da leitura um espaço especial. E se você tiver outra opinião ou sugestão compartilha aqui com a gente. É só escrever sua mensagem nos comentários.
Até mais!